Premiação

Ao longo dos anos a FTERJ tem procurado estabelecer uma política de premiação que melhor atenda aos anseios dos atletas em busca do reconhecimento de toda a comunidade, como também represente da melhor forma possível os objetivos de desenvolvimento das modalidades envolvidas (Triathlon, Duathlon e Aquathlon), com vistas à participações em provas de campeonatos oficiais e promocionais.

Vez por outra somos obrigados a modificar o sistema de acordo com os objetivos acima, pois trata-se de uma atividade extremamente dinamica com permanente revisão dos conceitos considerados até aqui e de outros que possivelmente venham a surgir.

Desde o inicio de 2018, estabelecemos o seguinte sistema:

Os atletas de alto rendimento (Elite, Sub-23 e Junior), serão tratados tecnicamente como uma categoria de idade (20 a 24, 25 a 29, etc.).

Desde que habilitados para tal, um atleta poderá optar em correr em sua respectiva faixa de idade, ou na faixa de alto rendimento que considerar mais adequada e possível. Entretanto, deverá permanecer na mesma ao longo de todo o campeonato do ano em questão.

Obs.: Apesar da manutenção da mesma categoria escolhida conforme explicado acima, o atleta poderá competir em em sua faixa de idade ou de alto rendimento respectivo, nas provas dos campeonatos brasileiros.

Em cada prova integrante dos diversos campeonatos estaduais ou promocionais (se a organização assim desejar), serão identificados os 5 primeiros homens e mulheres na categoria Geral (independente da faixa etária ou da faixa de alto rendimento), e estes receberão troféus e, eventualmente, premiação em dinheiro (de acordo com a forma de distribuição definida pela organização).

Estes 10 atletas (5 homens e 5 mulheres) saem de suas respectivas categorias de idade (caso estejam enquadrados como tal) ou das respectivas faixas de alto rendimento, fazendo-se um remanejamento dos demais de cada faixa de idade ou alto rendimento, a fim de se identificar os vencedores de cada faixa para efeito de premiação.

No ranking, os atletas estarão pontuando em suas respectivas faixas de idade (ou de alto rendimento) mas, para isso, os atletas que foram premiados na geral, permanecem nestas categorias para efeito de pontuação.

Exemplo (apenas no masculino, para efeito de entendimento):

LISTA DE CHEGADA GERAL

João – M-ELI
Lucas – M-S23
Pedro – M-S23
Artur – M-3034
José – M-ELI
Fernando – M-4044
Antonio – M-S23
Joaquim – M-2024
Lucio – M-ELI

LISTAGEM DE PREMIAÇÃO

Geral (troféus e dinheiro até a colocação definida pela organização)

João – M-ELI
Lucas – M-S23
Pedro – M-S23
Artur – M-3034
José – M-ELI

Elite 

Lucio – M-ELI

Sub-23

Antonio – M-S23

20 a 24 anos

Joaquim – M-2024

40 a 44 anos

Fernando – M-4044