Regulamento

A regulamentação de provas promocionais, provas de campeonato e os regulamentos de campeonatos, seguem uma hierarquia onde:

A ITU – International Triathlon Union define os regulamentos a serem adotados por todas as entidades nacionais. No nosso caso, a CBTri;

A CBTri adota o regulamento internacional, mas pode fazer adaptações para a realidade brasileira, de forma a facilitar a prática das modalidades em todo o Brasil;

A FTERJ – Federação de Triathlon do Estado do RJ, adota o regulamento internacional, com as adaptações da confederação, mas pode ainda fazer ajustes específicos para o Rio de Janeiro, também visando a massificação e a facilidade de prática em nosso Estado.

Quando a FTERJ autoriza a realização de um evento promocional no Estado do RJ, seu promotor pode, eventualmente, fazer outras adaptações de acordo com os objetivos promocionais dos apoiadores (empresas, prefeituras, etc.), desde que deixe estas condições, bem claras no regulamento específico da prova em questão.

Em resumo, o participante deverá sempre observar:

  1. O regulamento da CBTri com as adaptações feitas pela FTERJ;
  2. O regulamento específico da prova (promocional ou de campeonato – oficial)
  3. No caso da prova fazer parte do campeonato, deve-se observar também o Regulamento específico do campeonato em questão.
  4. E, em cada prova, deve-se observar o regulamento específico da mesma, com programação, premiação, limitação de participantes, etc.

Confira:

Regulamento da ITU (Manual completo – em inglês)

Regulamento da CBTri (adaptações sobre o regulamento internacional – ITU)

Regulamento da FTERJ (apenas com as modificações do regulamento acima)

Regulamento em videos