Pedido de filiação

As provas de âmbito Estadual no Rio de Janeiro, bem como as provas promocionais em todo o Brasil, de uma forma geral, não exigem que o atleta seja registrado em alguma Federação.
Competem em igualdade de condições os atletas federados e os avulsos (provas abertas), e a única diferença entre estes é que os federados tem o seu resultado computado para o Campeonato Estadual da modalidade em questão e ganham um pequeno desconto nas inscrições nas provas promovidas pela Federação.

A FTERJ tem entre seus objetivos estatutários, o dever de fomentar a prática do Triathlon, Duathlon e Aquathlon em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Cada atleta tem os seus próprios objetivos. Alguns almejam tornar-se atletas de alta performance, disputar competições internacionais, campeonatos mundiais ou até mesmo participar das Olimpíadas. Muitos, porém, vêem na prática esportiva em geral, uma forma de adquirir melhores condições físicas e preparo para o dia-a-dia de trabalho e estudo, ou por simples lazer.

Regionalmente falando, podemos afirmar que a grande maioria dos praticantes pensa no esporte como esta “válvula de escape” para o estresse a que somos submetidos em nossa rotina diária. Pouquíssimos são aqueles que pretendem encarar o grande desafio de tornarem-se atletas de elite, obter patrocínios, etc.

Temos que nos preocupar com estes dois grupos, mas os atletas de alta performance merecerão um tratamento especial através da Confederação e do próprio Comitê Olímpico. Nosso foco, inegavelmente é o atleta amador. Devemos realizar boas competições, com boa infra-estrutura técnica, qualidade visual e, acima de tudo, com segurança para todos: atletas, público e organizadores.

Um bom trabalho neste sentido, poderá resultar na descoberta de grandes valores como Fernanda Keller, Armando Barcellos, Marcus Ornellas, Alexandre Ribeiro, Diogo Sclebin e muitos outros, apenas para citar alguns, que aqui surgiram para o esporte e conquistaram e vem conquistando grande projeção internacional.

Mas lembre-se bem: Nosso foco é o atleta amador !

Ao filiar-se, o atleta passa a ser reconhecido oficialmente pelo nosso sistema desportivo, participa oficialmente das provas disputando não só a premiação das provas (troféus, medalhas e até dinheiro), como também os preciosos pontos dos Campeonatos Estaduais ou nos Campeonatos Brasileiros nas modalidades em que atuamos.

A filiação consiste básicamente no reconhecimento do sistema desportivo formado pela Federação, Confederação e Comitê Olímpico, aceitando as suas regras e sistema de funcionamento. Para isso, o atleta faz uma contribuição anual em parcela única, renovável a cada ano e com vencimento no dia 31 de dezembro.

Filiando-se, o atleta contribui também para o fortalecimento de todo este sistema e propicia a realização de eventos de impacto cada vez maiores, com projeção na mídia e reconhecimento público. É um esforço de todos nós com um objetivo em comum: colocar o Triathlon em patamares cada vez mais altos.

Clique aqui para solicitar seu registro federativo anual (filiação)

(Este link será reativado em breve. Estamos atualizando a plataforma)