História resumida do Triathlon

O Triathlon surgiu em 1974 na cidade de San Diego, como forma de treinamento nas férias dos atletas de um Clube de Atletismo, quando os técnicos passavam uma planilha de manutenção física com maior foco na natação e no ciclismo.

Mas inegavelmente o “divisor de águas” foi a realização do Ironman no dia 18 de fevereiro de 1978 como resultado de uma disputa entre militares norte-americanos baseados no Havaí.

Fica a critério de cada um, julgar quem efetivamente foi o “pai da criança”, mas quem deu nome e sobrenome a esta fantástica modalidade foi a “prova mãe” do Triathlon, o Ironman.

Conta-se que em Outubro de 1977 alguns “Mariners” reuniram-se no Waikiki Beach Club e entre alguns goles de cerveja, surgiu a disputa sobre qual seria o maior desafio esportivo da região.

Uns diziam que era a travessia a nado de Kailua, com seus 3,9 km. em mar aberto, com águas infestadas de tubarões. Outros afirmavam que a Volta Ciclística do Havaí seria a prova mais difícil, com seus 180 km. em trechos de fortes ventos, sob sol abrasador. Para alguns a Maratona Olímpica do Havaí representava a maior dificuldade para o ser humano, com os 42,195 Km. em trechos de forte calor dos vulcões e outros com o frio e os ventos do pacífico.

Foi quando finalmente um dos militares, o Capitão Collins, que havia participado da prova em San Diego, lançou o “desafio dos desafios”, afirmando que, em sua opinião, o verdadeiro “Homem de Ferro” seria aquele que completasse as três provas, sequencialmente e em um só dia.

Como resultado, quinze competidores reuniram-se na manhã fria do dia 18 de fevereiro de 1978 para esta incrível disputa, que foi vencida pelo motorista de táxi John Haley, e deste então atletas de todo o mundo reúnem-se no mês de outubro para uma nova edição do Ironman.

Em 1982 três brasileiros participaram do Ironman: Beto Dolabella, Marco Ripper e Ronaldo Borges e em 13 de Maio de 1983, por influência de Ripper e com a organização da Viva Promoções e Eventos, empresa do grupo Jornal do Brasil, foi realizada a primeira prova oficial da modalidade no Brasil: O Triathlon Café do Brasil, vencida pelo carioca Roger de Moraes.

Em 19 de Março de 1985 foi fundada a FTERJ – Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro, e seu primeiro presidente foi Paulo Sérgio Valle, compositor e autor de inúmeros sucessos musicais.

Em agosto de 1989 foi fundada a ITU – International Triathlon Union na cidade de Avignon – França, solenidade em que o Brasil participou através da FTERJ, e que era a única entidade nacional da modalidade no País naquele ano, e que recebeu do extinto CND – Conselho Nacional de Desportos esta importante função de representatividade internacional até que se fundasse a Confederação Brasileira.

Em 1992 foi fundada a Confederação Brasileira de Triathlon – CBTri, em Salvador/BA, pelas federações do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Bahia.

Mas foi no ano de 2000, que o Triathlon recebeu sua maior prova de sucesso e reconhecimento mundiais, com a disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos de Sidney – Austrália.

Vale a pena conferir:

História do Triathlon na Wikipedia