CBTri

A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) é o órgão máximo do Triathlon no Brasil, filiada à International Triathlon Union (ITU), Confederación Americana de Triathlon (CAMTRI), e aos Comitês Olímpico (COB) e Paralímpico (CPB) nacionais.

A CBTri é o órgão responsável por supervisionar e organizar todos os aspectos relativos à prática e gestão da modalidade Triathlon no território brasileiro, bem como representar a respectiva, para todos os fins, no exterior.

Fundada em 14 de junho de 1991, teve como seu primeiro presidente o Baiano João Calazans Filho, que comandou a entidade até 1998. Em 1999, a CBTri passou a ser presidida pelo capixaba Carlos Fróes, que permaneceu até abril de 2017, quando assumiu o carioca Marco Antônio La Porta.

A eleição de Marco Antônio La Porta (presidente) e Ernesto Pitanga (vice-presidente) marca uma nova era para o Triathlon brasileiro com a profissionalização da gestão para atender às necessidades do esporte moderno e total alinhamento com as novas diretrizes do esporte mundial, pautadas por governança atuante e transparente.

Sob a governança da CBTri estão hoje 25 Federações Estaduais e mais de 3 mil atletas filiados. O Triathlon brasileiro figura hoje entre as 10 nações mais fortes do mundo e o potencial de crescimento da modalidade no Brasil é enorme. São mais de 20 mil praticantes em todo o país, além de milhares de simpatizantes desse esporte que combina modalidades apaixonantes, e que estão entre as mais praticadas pelo brasileiro.

Assim como o esporte que representa, o Triathlon Brasil tem o comprometimento, dedicação e força necessárias para levar a modalidade a um novo patamar dentro do país e estar entre as cinco potências mundiais em desenvolvimento e resultado esportivo até os Jogos Olímpicos de 2024.

Página oficial

Instagram