Assessoria em destaque: Equipe SKY

Nilson Marinho Jr, proprietário e treinador da SKY

Há três anos, Nilson Júnior, apaixonado praticante e treinador de triathlon, deparou-se com um grande desafio: organizar na Barra da Tijuca uma estrutura em que não houvesse grandes deslocamentos entre os treinos das três modalidades.

Deste desafio e da inquieta busca pela excelência, nasceu a SKY, assessoria esportiva que oferece aos atletas amadores estrutura de treinamento similar ao que é oferecido a atletas profissionais.

“Conseguimos montar uma estrutura dentro de um raio de 400 metros, em que temos vestiários, piscinas, mar, studios, tenda, areia e a ciclovia. E no final do ano passado iniciamos nossa expansão na zona sul, mais precisamente em Copacabana. Pretendemos seguir a mesma estrutura oferecida na Barra da Tijuca. Acredito ser um modelo inovador, por que conseguimos atender nossos clientes em todos os aspectos da sua preparação”, explica Nilson, que optou por tocar a empresa sem sócios.

Equipe reunida para um treino técnico de ciclismo na Barra da Tijuca

Não tem sido uma tarefa fácil. A principal mudança, segundo Nilson, foi pessoal: exigiu dedicação integral na tarefa de treinador e gestor. O atleta Nilson, pelo menos por ora, está de recesso.

“Sou um apaixonado pela modalidade e praticante durante um bom período. Mas desde o início da assessoria, abri mão da prática para me dedicar integralmente à função de treinador. Com aperfeiçoamento contínuo. Busco sempre trazer o que há de melhor e inovador ao conhecimento dos atletas”, diz ele.

E quando diz o que há de melhor, Nilson refere-se a estratégias e novidades em relação a treinamento, equipamentos, mas também muito conhecimento e experiência. Atletas profissionais de sucesso já passaram pela SKY dividindo sua vivência no triathlon com os atletas da equipe.

“Trazemos estes atletas para compartilhar suas experiências dentro da rotina de treinos dos nossos atletas. Triatletas como Santiago Ascenço, Mauro Cavanha, Paulo Maciel e Tatiana Marinho já transmitiram motivação, dicas preciosas e muito conhecimento dentro da SKY”, conta Nilson, lembrando ainda que todos os profissionais da assessoria são treinados e passam por cursos internos, que deixam a equipe ajustada e na mesma sintonia.

Recentemente a SKY deu mais um passo importante para manter a excelência no treinamento de triathlon. Foram inaugurados dois studios para o treinamento de força dos atletas. Em breve, Nilson espera poder colher os resultados de mais esse investimento, especialmente no ciclismo e na corrida.

“Utilizamos os studios para os treinos complementares. Alinhamos a periodização do triathlon com a periodização do treinamento de força. Esperamos grandes melhoras em potência no ciclismo e na corrida. Ainda não conseguimos mensurar por que a inauguração destes dois espaços é bem recente”, explica Nilson. A SKY faz testes trimestrais com seus atletas para mensurar seus desempenhos e fazer os ajustes necessários nos treinamentos.

Apesar de oferecer uma ótima estrutura de treinamento, Nilson reconhece que para o atleta não é fácil encaixar todos os tipos de treino em sua agenda profissional e familiar. Mas lembra que isso faz parte dos benefícios que a modalidade proporciona.

“A logística dos treinos de triathlon requer muita organização, disciplina e regularidade.
Dessa forma, os atletas acabam levando esses mesmos hábitos para sua vida pessoal e profissional”.

Pelotão SKY durante treinamento na orla do Recreio dos Bandeirantes

Tentar encaixar treinos de natação em grupo é um dos desafios dos atletas. Em relação a local e horário, não é possível agradar a todos. Um ou outro atleta terá que mostrar ainda mais disciplina e força de vontade se quiser melhorar a performance.

“Manter a motivação nadando sozinho é uma das tarefas mais difíceis para os triatletas. Ingressar em um grupo com objetivos semelhantes é uma das melhores maneiras de manter a regularidade nos treinos. Separamos as raias por níveis, fazendo com que os atletas melhorem seu desempenho e fiquem motivados. Na corrida e no ciclismo não há muitas diferenças”, diz o treinador, que organiza treinos técnicos de ciclismo regularmente. Todos os atletas são orientados quanto à importância da sinalização adequada e quanto à utilização obrigatória dos itens de segurança.

Aliás, a segurança é uma das principais premissas do triathlon. E é algo que se entende em toda a amplitude estando dentro de uma equipe de treinamento especializada, como a SKY. Até mesmo para que o atleta não entre numa prova sem estar devidamente capacitado para isso.

“Para se inscreverem em uma prova de triathlon é importante que os atletas recebam orientações adequadas, tenham treinos equalizados e estejam devidamente preparados. Só assim o risco de acidentes nas competições será reduzido. O treinador sabe instruir seu atleta sobre a prova que mais se aproxima de seu nível de desempenho, prevenindo danos físicos e mentais”, completa Nilson.

Equipe SKY
Responsável: Nilson Marinho Jr (CREFI 22501-G/RJ)

Locais e horários

Barra da Tijuca: Av. Lúcio Costa 5.660. Posto 7
Copacabana: Av. Atlântica 2.888, Posto 4

Corrida
Barra da Tijuca – manhã
Atividades: corrida, funcional, alongamento e core.
Vestiário disponível

Segunda, das 7h às 9h
Pista de atletismo ou tenda

Quarta, das 6h às 9h
Bosque da Barra ou tenda

Sexta, das 7h às 9h
Studio Sky ou tenda

Barra da Tijuca – noite
Segunda, quarta e sexta, das 19h às 22h
Tenda

Copacabana – manhã
Segunda, quarta e sexta, das 6h às 9h

Natação – piscina

Barra da Tijuca – manhã
Segunda, quarta e sexta, das 6h às 9h

Barra da Tijuca – noite
Segunda, quarta e sexta, das 18h às 21h

Natação no mar
Barra da Tijuca
Domingo, das 6h às 7h

Copacabana
Segunda, quarta e sexta, das 6h às 9h

Ciclismo
Barra da Tijuca
Terça e quinta, das 4h30 às 6h30

Aterro do Flamengo
Terça e quinta, das 4h às 5h30

Treinos longos
Sábados, sempre com escolta de moto rodando em pelotões. Variando entre treinos planos, planos com montanhas ou somente montanhas.
Local a combinar, 6h

Estrutura em provas
– Staff para retirada da roupa de borracha
– Professores disponíveis para alongamento
– Fisioterapeuta com liberação miofascial e crioterapia
– Mesa com alimentação balanceada sugerida pela nossa nutricionista
– Água, isotônico e sucos a disposição dos atletas

Contatos:
E-mail: skyassessoriaesportiva@gmail.com
Tel.: (21) 99981-9990
www.equipesky.com
facebook.com/SkyAssessoriaEsportiva
Instagram: @equipe.sky

Jornalista responsável: Paulo Prudente (Mtb 20.644-RJ)