Assessoria em destaque: Equipe FOX

Vinicius Salgueiro – sócio e fundador da FOX

Uma das mais tradicionais assessorias esportivas de triathlon do Rio de Janeiro, a Equipe FOX completa em 2019 uma década de vida. Sócio e fundador da equipe, Vinícius Magalhães começou a praticar natação no mar em 2007 e dois anos depois criou a FOX.

“Eu sempre curti esportes, mas apaixonei mesmo foi pela natação no mar. Dois anos depois a FOX surgiu com o objetivo de treinar os alunos para o triathlon, mas com a ideia pioneira de fazer os treinos de natação no mar. Por isso escolhemos a Praia de Copacabana, que é favorável para treinos com boias de marcação, semelhantes à prática na piscina”, explica o treinador, lembrando que o resultado não demorou a aparecer e que em oito meses a equipe já tinha mais de 60 nadadores, fazendo da natação a principal modalidade da assessoria.

Nestes mais de dez anos de experiência no esporte, Vinícius participou de provas que lhe dão uma ótima visão do segmento em que atua, especialmente em relação ao treinamento. Foram ultramaratonas, maratonas, provas de trail run, meio ironman, ironman e muitas outras provas com média e curta distâncias. Em 2011, o então aluno Felipe Hachiya, passou a ser sócio da FOX.

“Ele tinha uma visão mais estratégica ao negócio. Com suas ideias aumentamos a quantidade de alunos triatletas e aprimoramos a performance da FOX como empresa”, revela Vinícius.

A grande família FOX

De acordo com o treinador, a FOX atua com foco no atleta amador e na iniciação esportiva, oferecendo treinamento a pessoas comuns que buscam no esporte uma forma de melhorar a autoestima e a qualidade de vida, ao mesmo tempo em tentam superar seus próprios desafios.

“Um esporte com o perfil do triathlon pode ajudar muito na vida profissional e cotidiana de quem pratica. Ele exige concentração, regularidade e disciplina. Alguns atletas acabam servindo de exemplo e inspiração, como a Nádia Siqueira e o Henrique Merlino. Atletas amadores que brilham nos campeonatos mundiais de Sprint e Olímpico e no UB515, além de conquistarem vagas no Mundial de Ironman do Havaí e de 70.3”.

Mas não se chega tão longe sem treinamento e acompanhamento especializados. Algo oferecido pelas assessorias esportivas. Além do treinamento em si, cuja planilha individualizada o aluno recebe semanalmente, há a motivação de fazer parte de uma equipe e usufruir de toda sua estrutura em treinos e provas.

“Além da motivação, há o planejamento e o cuidado que temos com os alunos. Assim é possível evitar lesões por excesso de treino, dando aos atletas uma longa vida no esporte”, explica Felipe Hachiya, lembrando que a FOX tem 16 profissionais para auxiliar os alunos.

Os treinos

Amizade e confraternização são marca registrada da equipe

Na natação, além dos treinos nas boias, a FOX programa três dias de treinos coletivos para aperfeiçoar a técnica e três dias de treino longo – dois durante a semana e um aos sábados.

Na corrida, os treinos educativos têm a finalidade de prevenir as lesões pelo impacto e pela má postura, além de melhorar a economia de energia. Durante a semana são até dois treinos específicos nas tendas e treinos coletivos aos sábados em Copacabana. Além de treinos de subida em trilhas, visando à participação do atleta nas provas de trail run.

“Há também os treinos funcionais, que trabalham valências como força, potência, coordenação motora, flexibilidade, sem deixar de promover ganho de condicionamento cardiorrespiratório”, completa Vinícius.

Treinamento na APCC do Aterro

 

Equipe Fox
Responsável: Vinicius Magalhães (CREFI 24548-G/RJ)

Dias e locais de treinos:

Copacabana – Manhã
Entre as ruas Júlio de Castilhos e Rainha Elizabeth
Natação no mar, corrida e treinamento funcional
Segunda a sexta, das 6h30 às 9h30
Sábado, das 7h às 11h
Yoga
Terça e quinta, às 6h45
Sábado, às 7h e às 8h40

Copacabana – Noite
Entre as ruas Bolívar e Xavier da Silveira
Corrida e treinamento funcional
Segunda à quinta, das 19h às 22h
Sexta, das 19h às 21h

Praia Vermelha – Manhã
Em frente à estátua de Chopin
Segunda, quarta e sexta, das 6h30 às 9h30
Terça e quinta, das 6h às 9h

APCC do Aterro do Flamengo
Ciclismo

Terça e quinta, das 4h10 às 5h25
*Com o professor Vinícius Magalhães nos dois dias, mais o professor Pedro Toledo às terças e o professor Vitor Mattoso, às quintas. Sendo possível atender a três grupos de alunos, que são divididos de acordo com o ritmo e a experiência.
Às quintas, 15 a 20 minutos de treino técnico, que vai desde aprender a pedalar usando uma das mãos, aprender a pedalar em grupo (pelotão) e retomadas nas as saídas de curva.

Outros locais:

Sexta, conforme programação
Treinos de montanha

Domingo, conforme programação
Treinos longos

Contatos
www.equipefox.com
facebook.com/equipefox
Instagram: @equipefox
(21) 98897-0598 e 98684-1464

Jornalista responsável: Paulo Prudente (Mtb 20.644-RJ)