Assessoria em destaque: Marcia Ferreira

Marcia Ferreira – sucesso como atleta e treinadora

O nome Márcia Ferreira é uma referência quando o tema é o triathlon. Ex-atleta profissional de destaque, há 20 anos a treinadora comanda uma assessoria que leva o seu nome. A Márcia Ferreira Triathlon carrega o mais puro DNA da modalidade. Aos 50 anos, a treinadora tem em seu currículo 30 anos de experiência, que incluem um tricampeonato brasileiro (94-95-96), um bicampeonato sulamericano (95-96) e participação em várias competições internacionais.

Em 1997, quando ocupava excelente colocação no ranking mundial e caminhava para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney, Márcia foi atropelada na Praia de Botafogo durante um treino de ciclismo. Após algumas cirurgias e tentativas frustradas de retorno ao alto rendimento, ela decidiu estudar Educação Física.

“O objetivo era juntar à minha experiência prática o conhecimento teórico e formar novos triatletas. Eu voltei a competir apenas em 2000, já então com ênfase no treinamento da minha equipe. De início, meu objetivo era formar jovens triatletas, mas hoje temos na equipe atletas de todas as idades e como diferentes níveis de condicionamento, que vai desde o iniciante até aqueles que buscam sempre melhorar a performance com foco no profissionalismo”, conta Márcia.

Com a vivência de uma atleta de alto rendimento e o conhecimento acadêmico, Márcia Ferreira prescreve cada planilha de treino. Todas são individualizadas e baseadas no nível de condicionamento do atleta e no objetivo que se quer alcançar, que podem ser de curta ou de longa distância. O fato é que Marcinha – como é carinhosamente chamada pela comunidade do triathlon – está sempre disponível para atender os seus atletas.

Treino em Conservatória – RJ: Atividade física e lazer

“Amo o triathlon e amo o que faço. Ajudar alguém a praticar triathlon em segurança e evoluir na modalidade é uma felicidade. E de uma forma geral, promover a saúde e o bem-estar físico e mental. No final das contas, nós, educadores físicos, acabamos nos tornando amigos dos nossos alunos. Isso é muito bacana!”, conta Márcia.

Raphael Pazos: longa parceria com a MF Triathlon

Um dos muitos amigos-alunos é o empresário Raphael Pazos, do Hotel Mar Palace. Aliás, ele é amigo-aluno-apoiador e entusiasta do esporte.  Pazos treina com Márcia Ferreira desde 2006, quando decidiu encarar o triathlon, depois de cinco anos de corrida – era nadador quando mais jovem. O então ‘pato novo’ hoje é um atleta amador respeitado por seu condicionamento e pelas ações em favor do esporte.

“Em janeiro de 2006 comprei minha primeira bicicleta e decidi virar triatleta. Nesse mesmo mês, sem nenhuma experiência ou qualquer tipo de orientação encarei minha primeira competição:  um aquathlon organizado pela Federação de Triathlon do RJ em Niterói. Apenas em maio daquele ano fui apresentado à Márcia Ferreira. Desde então sigo em frente com meus treinos e com suas orientações e de outros profissionais e, com isso, já tive a oportunidade de estar em várias provas, sendo a mais desafiadora o Ironman Brasil”, conta Pazos.

Essa preocupação com os atletas – especialmente os de triathlon, em função dos cuidados com a segurança – está presente em todo o planejamento da equipe. Os simulados de triathlon e os treinos na APCC Aterro do Flamengo, que demandam uma logística específica são prova disso.

Madrugadas animadas nos treinos de terças e quintas no Flamengo

“Os simulados dão a base que os atletas, principalmente os iniciantes, precisam para participar das provas dos campeonatos estaduais de triathlon, duathlon e aquathlon, que são a nossa porta de entrada na modalidade”, explica Márcia, lembrando que também dá toda a orientação necessária para a compra de equipamentos e acessórios necessários à segurança do atleta.
Apesar de ter uma assessoria consolidada no mercado e o reconhecimento de atletas e colegas de profissão, Márcia Ferreira segue se atualizando e buscando novidades em sua área de atuação. O objetivo é continuar crescendo e melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Grupo unido e uma grande família

“Sempre quis construir uma assessoria esportiva que me desse uma boa estabilidade profissional e consequentemente financeira. Este sonho foi realizado à base de muito trabalho, dedicação e amor incondicional”, completa a treinadora, lembrando que isso não seria possível sem os seus parceiros: Hotel Mar Palace, Barcellos Sports, Gatorade e Parisapartment.

M. F. Triathlon
Responsável: Marcia Ferreira (CREFI 012982-G/RJ)

Locais e horários de treinos

Corrida e circuito funcional

Terça e quinta, das 6h30 às 9h
Aterro do Flamengo – Monumento a Estácio de Sá

Quarta e sexta, das 6h30 às 9h
Início da Praia do Flamengo, na areia

Segunda, quarta e sexta, das 6h30 às 9h
*Copacabana – Posto 3
*Parceria com o Hotel Mar Palace, que disponibiliza para o atleta um quarto para banho

Natação*
*Em parceria com a Equipe Sports Mix, na Praia Vermelha – Urca

Horários sob consulta
Ciclismo

Terça e quintas, das 4h às 5h30
APCC Aterro do Flamengo – treinos para iniciantes, intermediários e avançados. O objetivo é oferecer o mesmo ambiente que ele geralmente encontra em uma prova de triatlo, trabalhando as técnicas de segurança e, principalmente, como se portar em um pelotão.

Sábado e domingo, conforme programação
Estrada: treinos longos de estrada em lugares variados, levando em conta o nível de condicionamento e de experiência dos atletas
Barra/Recreio ou Sumaré, Vista Chinesa, Mesa do Imperador e Alto da Boa Vista: treinos de subida obedecendo a planilha e o condicionamento de cada atleta

Contatos:
www.mftriathlon.com.br
mftriathlon@gmail.com
(21) 98616-3037
Facebook.com/mftriathlon
Instagram: @mftriathlon

Jornalista responsável: Paulo Prudente (Mtb 20.644-RJ)